Literatura: Extraordinário

Autor: R.J. Palacio
Classificação: ✩ (4/5)
Onde comprar?: Livraria Saraiva
Editora: Intríseca.
Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.











Por que esse livro me encantou desde o início? Bem, porque o protagonista é um pequeno guerreiro. Ele, com sua pouca idade, consegue lidar com os seus problemas. Mas, é claro que como qualquer um com deformidade, ele só queria ser um garoto normal. Ele só queria que as pessoas não o olhassem com espanto. Ele só queria que as pessoas não evitassem tocá-lo só por pensarem que ele tinha algum tipo de doença contagiosa. Ele só queria que elas enxergassem, por trás do seu rosto, a sua alma, a pessoa que havia ali.

Não só o pequeno Auggie, mas sim o livro todo é extraordinário. Ele mostra vários pontos de vista diferentes, não só o do menino, mas da irmã dele, dos amigos e etc.

Olívia Pullman é o nome de sua irmã. E, quando li a parte da qual ela contava a história do seu ponto de vista, vi que ela sofria bastante também.

No decorrer do livro não acontecem coisas muito bombásticas. O livro não é nem um pouco agitado (or isso só quatro estrelas). Mas o livro é muito emocionante. Vale a pena.

4 comentários:

  1. outras resenhas que vi também disseram que o livro é bem pacato e que se não fosse pela deformidade do August seria só um livro contando a vidinha de alguém '-'
    HAHA mas quero ler mesmo assim \õ/
    Gostei do jeito que você escreve, e seu blog é um amor *0*
    Seguindo aqui :3
    Beijinho Bad Bear ≧△≦

    ResponderExcluir
  2. Ah, Extraordinário. Esse foi um dos melhores livros que li até agora, é realmente ótimo, muito bom! O meu ponto de vista favorito foi o da Via, ela teve de amadurecer tão rápido, ela sofreu bastante mesmo... Fiz uma resenha também, depois vê lá :)

    blog-espelhodigital.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ai, caraca, estou louca por este livro! Mas são tantos na minha lista que nem sei por qual começar, IAUHSUAIHA' Adorei a resenha, muito perfeita! <3

    Um enoooorme e grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  4. Sabe, eu não sei se quero ler esse livro. Parece ser um ótimo livro, mas sei lá... me dá uma pequena aflição quando eu estou quase comprando o livro. Haha, eu sou estranha.

    Beijos
    anjos-deplantao.blogspot.com

    ResponderExcluir